terça-feira, 21 de setembro de 2010

Gato da Semana: Lili

Lili e Renata
Olá, meus leitores queridos!
A partir de hoje nós teremos uma nova coluna no nosso blog. Será assim: nós postaremos fotos de alguns gatos blogueiros e vamos entrevistar eles e seus donos! Afinal, sempre é bom descobrirmos sobre o que pensam os outros donos e gatos e como eles agem, pois estaremos nos informando mais e quem sabe não encontramos algo em comum?

Segue aqui nossa primeira entrevista, com a famosa gata Lili e sua dona, Renata Góes.

Primeiro, fizemos as perguntas para Renata.

Como você iniciou sua vida de gateira e que gato chegou primeiro na sua casa? Você já teve outros animais?
Crio gatos desde criança. Já em minha casa, os primeiros foram Feliciano e Dhórys, gatos persas, que ainda vivem conosco. Foi um sonho realizado de criança, quando perdi um gato chamado Pifuti (SRD), apareceu morto no jardim da casa dos meus pais, onde morava. Sofri muito.


Você tem quatro gatos: Malu, Fefê, Dodó e a Lili. De onde surgiram os nomes? Qual a idade de cada um?Fefê e Dodó, quando eles chegaram à mim, já eram adultos, mas creio que tenham 8 anos. Malu foi resgatada adulta, grávida e bastante ferida. Acho que ela tem uns 8 a 9 anos. Lilizinha, resgatei filhote, vai fazer no final do ano 4 aninhos. É a bebezinha da casa.

Irmão de Lili, Fefê

Uma das irmãs de Lili, Dodó

Qual a melhor coisa em criar gatinhos? Qual a parte mais desafiadora?
A melhor coisa é saber que eles me amam do jeito que sou, com meus defeitos e qualidades. Que eu tento dar o melhor de mim e eles estão comigo em todos os momentos, felizes e tristes. Eles não falam, mas eu os entendo, pelo olhar e pelo gesto. A mais desafiadora é que onde moro, vejo muitos animais em situações desumanas, principalmente jumentos (muitos desnutridos e feridos) arrastando carroças pesadas no sol fritando. Cachorros, cavalos e gatos sem ter o que comer e onde morar.

Todos os gatos em casa se gostam? Quais são os mais amigos e quais são os que mais se evitam?
Esse é um desafio para mim, harmonizá-los no mesmo lar. Lili, Fefê e Dodó se dão bem. Já Malu não se dá com nenhum. Mas a briga maior é com Lili e quando Feliciano vê, parti para cima de Malu. Aí nessas horas eu tenho que falar alto para abacar com essas briguinhas.

Outra irmã de Lili, Malu
Que lições você aprendeu cuidando dos seus gatos? Já enfrentou algum problema envolvendo eles?
Eu aprendi a amar, respeitar e lutar por um meio ambiente melhor. Também aprendi a ter mais paciência, a me olhar por dentro, a falar nos momentos certos e entender que tudo tem sua hora, mas sem perder o otimismo. Tento buscar meus objetivos até o fim e isso eu sou grata aos meus gatinhos. Eles só sossegam quando conseguem o que querem. Cai uma, cai duas, mas não desistem. Quem tem gato sabe disso. Eles têm muito o que ensinar-nos, basta termos sensibilidade para receber todas essas graças.


Que conselho você daria para futuros donos ou iniciantes?
Que aquele gatinho(a), é uma vida, tem personalidade, vai te amar, vai adoecer, vai brincar com você e vai ser seu melhor amigo compartilhando os melhores momentos de sua vida e que esse laço um dia dado, não seja desfeito por falta de consciência ou qualquer ato desumano.


E agora é com você, Lili!

Quando você começou seu blog e como é ser uma gata blogueira?

Comecei em março de 2008. Ser blogueira é uma missão que cumpro com muito  orgulho e determinação, porque por meio do meu blog, ajudei já muitos animais, conheci pessoas que nos amam e me ajudam a fazer o papel de conscientização da sociedade. Temos muito o que fazer ainda. A tarefa não é fácil.

Você é castrada? Se sim, com que idade fez a cirurgia?

Sim. Eu acho que com 4 a 5 meses. Não me lembro. Meu vet, Dr. Gabriel que fez e me orientou.


Qual é a sua ração preferida? Você usa algum bebedouro ou algo do tipo?
Comia Whiskas, eu gosto. Mas aqui em casa tivemos problemas recorrentes de infecção urinária e meu vet orientou trocar pela Cat Show, que comemos até hoje. Mas mamãe todo mês compra whiskas sachê de vários sabores. Aqui em casa temos um bebedouro sim, mas prefiro o mais simples. Adoro beber água num copinho azul que é meu de Malu que fica na cabeceira da cama dos meus pais.

Sabemos que você tem outros irmãos. Além dos gatinhos, você se dá bem com algum outro tipo de animal?

Tipo assim...lá em casa já foram cachorros, roedores, mas eu fico na minha. Só cheirei muito a gaiolinha dos roedores. Queria dar uma carreira naqueles ratinhos, mas mamãe não deixou... miauuu...


Quais são os seus hábitos e brincadeiras preferidas?
Dormir na cadeira da sala e no telhado do meu apartamento felino. Adoro brincar de corre-corre com a mamãe pela casa e morder os dedos dela.


E o que você menos gosta de fazer?
Dançar. Mamãe as vezes me pega para dançar lambada ou tango, eu fico furiosa com ela. Quando não é 8, é 80, vocês humanos dizem assim, né? Pois é!

Você e seus outros irmãos costumam sair de casa ou ficam dentro o tempo todo?

Só a princesa da Malu que desce de vez em quando com mamãe, porque ela fica em ponto de colocar mamãe doida, mas sempre muito rápido e ela não desce só em hipótese nenhuma. Eu fico só olhando o movimento pela janela telada, do primeiro andar.


Qual a maior e a mais engraçada aventura que você e seus irmãozinhos já passaram?
Aventura acho que foi viajar na cacunda da mamãe por seis horas seguidas, de Natal para Fortaleza. Ela chegou quebrada e eu, descansada! Os meus outros irmãos são muitos calmos, só eu e Malu que somos as mais danadas.



E a última, que é para as duas:

Mandem alguma mensagem para os nossos leitores.
Amigateiras e leitores queridos, espero que tenham gostado deste novo quadro super cats e que vocês também vivam e conte para nós suas experiências. Amem e respeitem todos os diferentes tipos de animais e ajudem aos de sua cidade, doando dinheiro, nota fiscal, ração, remédio, etc. Tem muitas Ongs de portas abertas esperando sua ajuda! Pense nisso. Miau.


Então é isso, meus queridos, essa foi a entrevista com nossa convidada da semana, e eu espero que tenham gostado tanto quanto eu!

2 comentários:

  1. adorei! amei! eu estou muito chique... eheheh Já divulguei no twitter e amanhã vou divulgar no blog! Muito obrigatinha! Miaaauuu...

    ResponderExcluir
  2. Que legal, adorei a entrevista, adoro a Lili e a Renatinha!!!
    Bj
    Si

    ResponderExcluir