sábado, 18 de setembro de 2010

Treinando gatos: terapia musical

E aí, pessoal? Demorei um pouquinho para postar mas hoje tenho muuuito a falar para vocês. Vou falar sobre treinar-nos com música. Isso pode resolver problemas de comportamento. Nós, gatos, estamos naturalmente harmonizados ao som e somos incrivelmente sensíveis a barulhos, incluindo música. Mas que tipo de som deixa os gatos ariscos?

Todos são críticos. Eu, por exemplo, odeio músicas muito pesadas, assim como a minha mãe. Fico muito nervosa com todo aquele barulho, me estressa e eu sei que minha mãe também não gosta, por isso ouvimos mais as músicas mais calmas ou mais alegres. Uma coisa que eu adoro: violão, guitarra, baixo e instrumentos de cordas. Sempre que meu pai traz o violão ou a guitarra dele aqui em casa eu me divirto muito, até toco um pouquinho, um dia vou mostrar pra vocês! Talvez seus gatinhos sejam fãs de country, ou de rock. Música pode ser uma ferramenta segura, fácil de usar, e poderosa para modificar o nosso comportamento.

Como a música resolve problemas de comportamento do gato
Uma música suave pode mascarar barulhos assustadores como uma tempestade, ou sons irritantes como o de um animal no cio, chiados e rosnados que deixam o seu gato arrepiado. Mas mais que isso, a cadência de certos sons influencia o ritmo natural do corpo e pode acelerar e energizar o ouvinte, ou deixá-lo mais lento e acalmá-lo.

Por exemplo, um gato hiperativo e sem medos pode ser amaciado com música ou distraído com a música da natureza como água correndo numa fonte. Gatos apáticos que precisam de exercícios podem ser energizados com sons de pássaros ou músicas rápidas.

Mudando ondas cerebrais
Som causa mudanças físicas no corpo. Ondas cerebrais mudam com diferentes tipos de som-- música com pulsos de 60 batidas por minuto deixam o cérebro mais lento e o ouvinte se sente mais relaxado e pacífico e põe sua consciência num estado de alerta. Esse ritmo também desacelera a respiração, que acalma a mente e melhora o metabolismo. Funciona para humanos e também para os bichos.

Até o coração quer seguir a pulsação da música--ritmos mais rápidos energizam o ouvinte e aumentam as batidas cardíacas e a pressão do sangue sobe, enquanto os mais lentos acalmam. Ouvir música libera endorfinas - que acabam com dores naturalmente e são produzidas pelo cérebro - e reduzem os níveis de "hormônios estressantes" no sangue.

Terapia do som
Terapia do som ainda é considerada uma novidade. Um dos melhores aplicativos conhecidos é o ultrasom que usa o "eco" das ondas de som de alta freqüencia para obter imagens diagnósticas de dentro do corpo-- doutores até o usam para quebrar pedras no rim com vibrações ao invés de cirurgias. Nos últimos 20 anos, terapia musical se tornou um grampeador para os profissionais da saúde mental, e é frequentemente usado com crianças problemáticas e pacientes com distúrbios.

Música de harpa ajuda a aliviar dores que remédios não ajudam, conforta emocionalmente, e se tornou particularmente útil em situações com pacientes humanos. Um dos pioneiros, Susan Raimond, também promove o efeito terapeutico da harpa em animais. O som da harpa acalma cães e gatos e oferece um efeito quase que sedativo natural, assim os animais infelizes se tornam quietos, se abaixam, e dormem.

Intervenção musical
A forma mais simples de nos tratar com música é colocar um CD ou ligar o rádio. Escolha músicas que você gosta--animais parecem responder melhor às músicas que seus donos gostam por causa da ligação entre vocês, veja só o que eu citei entre eu e minha mãe, somos idênticas! Se você tem uma música preferida que toca freqüentemente, seu gato vai associar o som com a sua presença-- então se tocar essa mesma música quando ele estiver sozinho vai lembrá-lo de você e ajudar com problemas como ansiedade na separação. Por exemplo, quando minha mãe sai, eu fico ouvindo Portishead e aí eu sinto a presença dela aqui.

Leva de 10 a 15 minutos para a música gerar efeito. Muitos animais gostam de Mozart ou outras músicas clássicas. New Age, soft jazz, música sulista com sons da natureza, ou até mesmo Country.

Fica por aqui minha dica para vocês, caros gatinhos e humanos. Espero que possam usufruir de tudo que os ensinei aqui, pois eu usei muito do meu intelecto para compartilhar com vocês, ok?

Beijinhosss

3 comentários:

  1. Achei super interessante o post. Inclusive estou indo a sp estes dias e vou comprar o cd de relaxamento para os gatos daqui de casa. E quanto a seu comentário, a Lili ficou toda lilás e quer participar. Mande suas perguntas para gata.lili2@gmail.com , que ela responderá com gosto felino. Um grande abraço. Fique com Deus. Estamos te seguindo.Vc é de sp?

    ResponderExcluir
  2. Amiguinha, minha mãe vai comprar na Cobasi. Elanão sabe onde é, pois não conhece muito sp. Ela vai se encontrar com a blogueira Wayne, sua amiguinha. Eu queria marcar um encontro de blogueiras em sp...que achas? Para a gente se conhecer...sou de Fortaleza. Mamãe vai comprar um cd e um banheiro. Ela vai tb na padaria para cães e gatos. Vc conhece?

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da mensagem, e indico vários CD's para cães e gatos que represento.


    Músicas suaves com sons de natureza, para relaxar o animal de estimação.

    http://www.estiloazul.com.br/uploaded/7892695809357_191.jpg

    Ivanildo Assis.

    ivanildoassis@yahoo.com.br

    ResponderExcluir