domingo, 17 de outubro de 2010

Pet shop de São Paulo faz exposição de gatos gigantes

Oiii!

Esses dias, postei no twitter sobre uma exposição de Maine Coons, no Pet Store Santana, em São Paulo - SP, que rolou nesse fim de semana nos dias 16 e 17 de outubro (ontem e hoje) das 11 às 17h.

Além da exposição, também estavam dando amostras grátis da Royal Canin. Tinham amostras da Royal Canin Babycat (para gatos de 1 à 4 meses), Kitten (4 à 12 meses), Fit (gatos com atividade moderada), Exigent (gatos com paladar exigente), Indoor (gatos com peso ideal), Beauty & Fit (para beleza do pêlo e da pelagem) e Persian (para gatos persas).
Pelo que minha mamãe me disse, eram só essas que tinham quando ela viu, ela não sabe se tinham mais e acabaram. Talvez tivesse amostras para gatos Maine Coon também.

Vamos então falar sobre o Maine Coon. O Maine Coon é a mais antiga raça de gato nativo estadunidense de pêlo longo, além de ser a maior de todas as raças de gato. Foi reconhecida como raça oficial  no estado norte-americano do Maine, onde era famoso pela sua capacidade de caçar ratos e de tolerar climas rigorosos. Também é conhecido como "o gigante gentil".
O Maine Coon é muito dócil, amigo, companheiro, e se dá bem com outros gatos, cães e vários animais. Eles se adaptam facilmente aos lugares e às pessoas, são muito amigáveis. São bem carentes e necessitam de bastante atenção, amor e carinho.
Geralmente quem os compra, é quem tem tempo para dar todo o amor que eles precisam, e eles cruzam e preservam a raça, o que é muito legal.

Minha mamãe me disse que tinha uma mulher com 10 Maine Coons em casa, 8 adultos e 2 filhotes. Os adultos, depois de darem umas 2 ou 3 ninhadas, foram castrados. Os filhotes serão cruzados algumas vezes e castrados depois também, para o bem deles.

Originalmente um gato de trabalho, o Maine Coon é resistente, rústico, capaz de suportar as intempéries. Seu pelo é macio e seu corpo muito bem proporcionado, de aparência retangular e balanceada, sem partes exageradas em tamanho. É musculoso, de tamanho médio para grande. As fêmeas geralmente são menores que os machos.
Os olhos são grandes e expressivos. As cores dos olhos são verdes ou douradas, além de possuir uma pelagem densa. O padrão mais comum de cores é o marrom (ocre em Portugal), com marcações do tipo Tabby, mas a raça é reconhecida em todas as cores, com exceção de chocolate, lavanda, pontilhado e o padrão siamês. Com a cabeça grande, mas pequena para o tamanho do corpo, orelhas para cima cheias de pelos, corpo comprido e cauda ereta, também comprida geralmente do tamanho do corpo.
Sua pelagem é sedosa, caindo levemente. É curta nos ombros e mais longa na região do estômago.

Vou postar algumas fotos dos gatinhos da exposição:


Mirá

Thor

Bela, 8 anos

Negão e Alícia

Quem foi à exposição, também pôde pegar cartõezinhos do Gatil LB Master, pra quem tiver interesse, aqui e-mail e telefone para contato: lbmaster_5@hotmail.com Tel: (11) 3774-9504 | Cel: (11) 9918-3438. Lembrando que esse gatil é de São Paulo.

Outros sites para quem tem interesse em Maine Coon:
- Mapache - Amacoon - Maine Coon Cats - Maine Coon FC -

E para quem ainda não conhece a Royal Canin, vejam aqui o site. Para saber para que servem as rações que estavam dando amostras e qual você deve dar ao seu gato, é só olhar na parte de Alimentos para Gatos.

Espero que tenham gostado e aproveitem o post, beijos e ronros pra todos vocês!

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Convertendo a idade do seu gato

Use essa lista para encontrar a idade do seu gato como humano. Isso ajuda a entender as mudanças físiologicas que seu gato encontra ao envelhecer, assim como antecipar e prevenir problemas relacionados à idade antes que eles ocorram.

Gatos / Humanos
1 / 15
2 / 24
3 / 28
4 / 32
5 / 36
6 / 40
7 / 44
8 / 48
9 / 52
10 / 56
11 / 60
12 / 64
13 / 68
14 / 72
15 / 76
16 / 80
17 / 84
18 / 88
19 / 92
20 / 96

Julgando pela tabela, eu, Chibi, tenho 5 anos em anos de pessoas e a Val tem mais ou menos 8 anos!

------------

Minha dona comprou um pacote de ração Sabor & Vida mas eu sou uma gatinha seletiva e não me agradei muito. Alguém pode indicar um abrigo para gatos em Olinda ou região próxima? Tenho certeza que algum gatinho fará bom proveito dela. Temos que doar logo...

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Outubro e os gatos pretos

Outubro pode ser o mês preferido de muitas pessoas que planejam fazer fantasias assustadoras de vampiros ou monstros, mas os gatos, geralmente pretos, não têm muito motivo pra celebrar esse mês.

Muito já se ouviu sobre as violências praticadas em gatos pretos nessa época do ano, mas a crueldade tem aumentado nos últimos tempos. Muitos abrigos notaram um aumento na adoção de gatos pretos pouco tempo antes do Halloween, com muitos desses gatos voltando aos abrigos nos dias após o feriado porque "Não deu muito certo." Certamente essas pessoas só querem um ítem de decoração para suas casas - um gato preto na janela, talvez, ou um "amigo" para combinar com a fantasia de bruxa. Eles provavelmente nem pensaram como essa prática é cruel - esse tipo de indivídio tipicamente pensa que gatos são propriedade, e não seres com sentimentos que sofrem trauma ao serem retirados e retornados de um abrigo a uma casa.

É verdade que faltam estatísticas de tortura a gatos pretos durante o mês de Outubro - a maioria das histórias que se ouvem são bobagem, e algumas, sem dúvida, foram aumentadas especialmente para nos chocar. O problema é que isso gera um efeito bola-de-neve. Mentes jovens são vulneráveis, particularmente as mentes de jovens que já foram violentados. Quando ouvem histórias de abuso de gatos em rituais satânicos, uma chama se acende, e aí uma nova onda de crimes aparece, com gatos pretos vira-latas como alvo.


O ritual de sacrifício ainda existe. Fale com algum policial numa área rural sobre e você provavelmente vai ouvir uma história ou duas sobre corpos encontrados, completamente sem sangue, frequentemente com órgãos vitais faltando. Essas histórias aparecem em jornais às vezes, e enquanto algumas podem ser tidas como lendas urbanas, a possibilidade de algumas serem reais existe.

A ocorrência de violência contra gatos pretos no Halloween se tornou tão frequente que muitos abrigos e sociedades protetoras se recusam a permitir a adoção de gatos pretos durante o mês de outubro. Essa medida diminui as vítimas e práticas de cultos sadísticos que sacrificam gatos, onde a cor nem sempre importa.

Mitos sobre gatos pretos

Gatos pretos tiveram uma imagem ruim há bastante tempo. A mitologia grega ensina que uma mulher chamada Galenthias foi transformada em uma gata e se tornou uma sacerdotisa no templo de Hecate, a "Mãe Negra," e as vezes chamada de Mãe da Bruxaria. Durante os séculos XII e XIII, as bruxas na Europa eram encontradas com seus "familiares," geralmente gatos pretos, dos quais era dito que elas se transformavam. Na era de queimar as bruxas, século XVII, os gatos das bruxas eram colocados em cestas e queimados junto a elas.

Ainda no século XXI, superstições antigas sobrevivem. Em muitos países europeus e nos Estados Unidos, gatos pretos significam má sorte, enquanto na Inglaterra, sua sorte aumenta se um gato preto passa por você.

Deixe-os em casa

Pelas razões acima, é melhor deixar todos os gatos dentro de casa durante o mês de Outubro, independente de sua cor, mas especialmente se forem pretos. (Na verdade, gatos estão mais seguros dentro de casa a qualquer mês do ano.) Mesmo que não tenha nenhum cultista na sua vizinhança ou comunidade, a presença de pessoas mal intencionadas e trânsito conturbado tornam a rua um lugar inseguro.

Bom Halloween pra você e seus gatinhos!

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

E aí, pessoaaaaaaal??

Esses dias estava vendo no blog da Lili que tinham umas fotos de quando ela era filhote ainda, e resolvi postar umas minhas e umas da Chibi. Atualmente, eu tenho 7 meses e a Chibi ainda é nova, fez 4 meses na quarta-feira, ou seja, ainda é uma filhotinha liiinda. Mas postarei fotos de quando nós chegamos em nossas respectivas casas e da Chibi postarei algumas atuais também =)

Vou começar pelas fotinhos da Chibi, lá vai:












Linda demais, né?
E agora as minhas (Valentina):







O que acharam? Nós éramos muuuuito fofas, confessem. Mas agora estamos crescendo e... continuamos fofas ahuahuahuah... eeee fim. Esse mês teremos um post bem legal sobre o Halloween, aguardem.
Até a próxima! =)

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Ensinando a usar a caixinha de areia

Oi, gente. Como vão vocês?
Eu vou bem, mas estou meio triste pelos irmãozinhos da minha amiga Chibi, mesmo com toda a divulgação, ainda não conseguimos pessoas para adotá-los, só duas e ainda estão a confirmar (o que nos dá uma insegurança terrível de que não vamos conseguir).

Mas não vamos parar de tentar, nós estamos divulgando em comunidades de gatos no orkut, no yahoo, no twitter e aonde mais pudermos, e estamos SUPER agradecidas a todos os que estão nos ajudando. @gatalili, @vyvianfrizzo, @martinmartiness e todos os outros que deram RT nos tweets dessas pessoas, obrigada mesmo pelo apoio! Isso realmente faz a diferença.


Mas hoje eu quero animar o blog um pouquinho e rechear com mais informações, então vou falar sobre como ensinar seus gatinhos, filhotes ou já adultos, a usarem a caixinha de areia.

Acredite ou não, nós não nascemos sabendo usar caixinhas de areia. Ensiná-los as maneiras de ir ao banheiro previne muita dor de cabeça (e o trabalho de ter que limpar).

Nós, felinos, somos ótimos imitadores e simplesmente copiamos o comportamento de nossas mães quando as assistimos e as seguimos até a caixinha de areia. A maioria dos filhotes já saberão para que serve a caixinha de areia e como usá-la assim que você os adotar.

Mas se você estiver criando um órfão, ou adotou um filhote mais novo do que 8 ou 10 semanas, como acontece frequentemente em abrigos e situações de resgate, você vai precisar fazer o trabalho da mãe. Adaptar gatos de rua para o estilo de vida doméstico também pode significar reensinar a etiqueta do banheiro para a caixinha. Aqui estão os básicos:

Privacidade
Nós somos naturalmente limpos e não gostamos de fazer necessidades onde dormimos ou comemos. Nós também apreciamos privacidade quando estamos fazendo o mesmo. Faça seu gatinho obedecer a caixinha de areia posicionando-a corretamente, numa área de pouco tráfego, longe da cama do gato e de tigelas de comida.

Oportunidades extras
Filhotinhos tem bexigas pequenas e podem não ter a capacidade física de "segurar" o bastante para correr pela casa ou descer escadas. Providencie uma caixinha em cada lugar da casa, ou uma por piso. Se você não tiver condições de comprar muitas, só duas já basta, uma em cada canto da casa.
Existem também sprays feitos para espirrar na caixinha e fazer com que o gato seja atraído para fazer xixi lá.

Caixa grande, gato pequeno
Uma caixa comercial de tamanho regular deve funcionar bem para gatos mais velhos, mas pode acabar sendo muito grande para gatinhos menores para entrar e sair. Uma forma de biscoitos com papel dentro ou a tampa de uma caixa de sapato devem funcionar até que ele cresça. Quando estiver maior, simplesmente coloque a familiar tampa de caixa de sapato dentro da caixinha de areia "adulta" para ajudar na transição.

Preferências de areia
Há uma grande variação de areias disponíveis para a caixa, de areias claras e fofas à grãos de pinho e pedaços de trigo ou milho reciclados. O material idela absorve a úmidade, contém gosto de odor, e mais importante de tudo, se adequa ao gato. Um produto perfumado que cheira bem para você pode na verdade espantar seu gato então escolha algo neutro.

Texturas finas como pó de areia 'aglutinado' parecem ser as preferidas dos gatos, especialmente para as patinhas pequenas dos filhotes. Alguns dos produtos feitos à base de trigo fazem um trabalho decente de juntar nos excrementos e são disgestíveis para o caso de um filhotinho decidir provar a areia (a maioria não o faz). Encha a caixa cinco centímetros ou mais com a areia.

Se você está fazendo a transição de um gatinho de rua para uma caixinha doméstica, faça um pouco de pesquisa e siga-o para descobrir sua área preferida. Jogando um pouco de sujeira de jardim ou uma camada de grama ou folhas ao topo de areia comercial devem dá-lo a idéia do que você tem em mente.

Ensinando a copiar
Filhotes novos na sua casa não saberão onde fica a caixa, mesmo se souberem para que serve. Coloque o gato no topo da areia limpa, e marque ao redor com o dedo para que ele imite. Mesmo que ele não precise "usar", a ação talvez o faça enterrar um pouco da areia.

Quando ele fizer alguma arte na caixinha, recompense-o verbalmente, com brinquedos, ou até uma comida especial reservada apenas para adestramento. Não tire seu novo gatinho logo da caixa. Deixe-o sair sozinho da caixa e do quarto, assim ele lembrará como voltar da próxima vez que a natureza chamar.

Lembretes perfumados
Para gatos bebês, deixe um depósito novo na caixinha após o uso. O perfume o faz voltar ao local, e o lembra do que fazer lá. Mas lembre-se de manter a caixinha limpa ou o gato evitará o banheiro sujo e achará um lugar melhor, como embaixo da sua cama.

Bons horários
Até que você tenha certeza que o gatinho usa a caixa corretamente, anote as horas mais ocorrentes de uso. Gatos pequenos precisar eliminar com mais freqüencia que adultos. Leve o bebê para uma parada após cada cochilo, refeição, lanche, e brincadeira.

Ensinar o básico da obediência do toalete desde o início com certeza fará seu gato começar com pé direito. Também salvará seus tapetes e sua tranqüilidade.

Fim, meus amigatinhos, é só isso.
Bom, eu já vim pra casa sabendo a usar a caixinha de areia, e as minhas preferidas são aquelas fininhas e bem claras, e vocês? O que tem a dizer sobre todo o post? Gostaram?

Beijinhos, miaaaau.

sábado, 2 de outubro de 2010

Mais algumas informações sobre adoção

Recebi um e-mail da Agnes com o seguinte:


Queria que vocês anotassem os nomes de todos os sites de adoção de animais domésticos do estado de PE e comentassem ou passassem o nome deles para todas as pessoas de sua convivência para estimular na adoção de animais que precisam muito de um dono e cuja foto e /ou história estão nesses sites, e também para evitar das pessoas, em vez de abandonarem os seus animais domésticos, colocarem as fotos e a história deles nesses sites, a fim de encontrarem um dono para eles. Os nomes desses sites são: http://www.caessaodemais.blogspot.com/ , WWW.brala.org.br/blog , petrecife.blogspot.com , caesegatosdorecife.blogspot.com , adoteumvira-lata.blogspot.com , arcadenoe-pe.webnode.com , http://www.petpe.com.br/ , http://www.mpcolina.com/ , http://rededeadocao.com.br/ , WWW.pernambuco.com/pecao , http://www.adotebixo.blogspot.com/ .

Também queria que vocês publicassem o nome e o telefone de uma clínica veterinária que faz operações para gatos e cães não ter filhotes por um preço bem baratinho. O nome dessa clínica é Veterinários sem fronteiras e ela fica no bairro da Torre, nº 884 e na rua Real da Torre. Essa clínica funciona de segunda a sábado, sendo que no sábado, ela fica aberta até as três da tarde e de segunda a sexta fecha para almoço de 12:00 h até 14:00 h . A operação para gatos não ter filhotes é 35,00 se for à vista e 45,00 se for a cartão. Para cães, o preço é 50 à vista e 60,00 no cartão para cadelas e cães com até 25 kg e 80,00 à vista e 90,00 no cartão se o cachorro ou a cadela pesar acima de 25 kg. Para melhores informações ligue para essa clínica, cujo telefone é: 34459204. Possa ser que os preços tenham mudado, então é melhor ligar para lá a fim de obter maiores informações! Lembrando que animais domésticos só podem entrar no ônibus se for dentro de uma bolsa apropriada para levar animais domésticos. Cães de porte grande são melhor levar no táxi.
E pra quem mora em Recife, a Ellen mandou um email com uma boa dica também:

Todas as quartas-feiras a Clínica Veterinária Harmonia está realizando para os protetores de animais, cirurgias de esterilização de cães e gatos a preços bem reduzidos, a saber:
Animal macho: R$35,00
Animal Fêmea: R$50,00

Para a marcação da cirurgia os interessados devem procurar Renata no referido hospital: (81)3241-6359.
Adoção e castração devem andar juntos, tudo pelo bem dos animais.
Se você conhece alguém responsável, que ame animais e que tenha consciência do bem que pode exercer na vida deles, tente que ele adote um bichinho. Não pode ter gatos? Tente adotar um cão. Não pode adotar? Tente doar para os abrigos, que geralmente sobrevivem disso. Não pode doar? Tente conversar com alguém com disponibilidade para adotar. Fazendo qualquer uma dessas coisas já é bastante e já mostra que você se importa.

Quanto aos meus gatinhos irmãozinhos, talvez uma pessoa possa adotar um deles, mas nada confirmado ainda. Os gatinhos moram no bairro de Ouro Preto, em Olinda, logo farão quatro meses.
É absurda a quantidade de animais abandonados. Eu realmente não entendo quem trata um animal como lixo. É uma vida como qualquer outra, se eu pudesse faria muito mais, mas por enquanto é só isso.
Obrigada.
E mostrem que vocês ligam pra nós, miau.