quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Ensinando a usar a caixinha de areia

Oi, gente. Como vão vocês?
Eu vou bem, mas estou meio triste pelos irmãozinhos da minha amiga Chibi, mesmo com toda a divulgação, ainda não conseguimos pessoas para adotá-los, só duas e ainda estão a confirmar (o que nos dá uma insegurança terrível de que não vamos conseguir).

Mas não vamos parar de tentar, nós estamos divulgando em comunidades de gatos no orkut, no yahoo, no twitter e aonde mais pudermos, e estamos SUPER agradecidas a todos os que estão nos ajudando. @gatalili, @vyvianfrizzo, @martinmartiness e todos os outros que deram RT nos tweets dessas pessoas, obrigada mesmo pelo apoio! Isso realmente faz a diferença.


Mas hoje eu quero animar o blog um pouquinho e rechear com mais informações, então vou falar sobre como ensinar seus gatinhos, filhotes ou já adultos, a usarem a caixinha de areia.

Acredite ou não, nós não nascemos sabendo usar caixinhas de areia. Ensiná-los as maneiras de ir ao banheiro previne muita dor de cabeça (e o trabalho de ter que limpar).

Nós, felinos, somos ótimos imitadores e simplesmente copiamos o comportamento de nossas mães quando as assistimos e as seguimos até a caixinha de areia. A maioria dos filhotes já saberão para que serve a caixinha de areia e como usá-la assim que você os adotar.

Mas se você estiver criando um órfão, ou adotou um filhote mais novo do que 8 ou 10 semanas, como acontece frequentemente em abrigos e situações de resgate, você vai precisar fazer o trabalho da mãe. Adaptar gatos de rua para o estilo de vida doméstico também pode significar reensinar a etiqueta do banheiro para a caixinha. Aqui estão os básicos:

Privacidade
Nós somos naturalmente limpos e não gostamos de fazer necessidades onde dormimos ou comemos. Nós também apreciamos privacidade quando estamos fazendo o mesmo. Faça seu gatinho obedecer a caixinha de areia posicionando-a corretamente, numa área de pouco tráfego, longe da cama do gato e de tigelas de comida.

Oportunidades extras
Filhotinhos tem bexigas pequenas e podem não ter a capacidade física de "segurar" o bastante para correr pela casa ou descer escadas. Providencie uma caixinha em cada lugar da casa, ou uma por piso. Se você não tiver condições de comprar muitas, só duas já basta, uma em cada canto da casa.
Existem também sprays feitos para espirrar na caixinha e fazer com que o gato seja atraído para fazer xixi lá.

Caixa grande, gato pequeno
Uma caixa comercial de tamanho regular deve funcionar bem para gatos mais velhos, mas pode acabar sendo muito grande para gatinhos menores para entrar e sair. Uma forma de biscoitos com papel dentro ou a tampa de uma caixa de sapato devem funcionar até que ele cresça. Quando estiver maior, simplesmente coloque a familiar tampa de caixa de sapato dentro da caixinha de areia "adulta" para ajudar na transição.

Preferências de areia
Há uma grande variação de areias disponíveis para a caixa, de areias claras e fofas à grãos de pinho e pedaços de trigo ou milho reciclados. O material idela absorve a úmidade, contém gosto de odor, e mais importante de tudo, se adequa ao gato. Um produto perfumado que cheira bem para você pode na verdade espantar seu gato então escolha algo neutro.

Texturas finas como pó de areia 'aglutinado' parecem ser as preferidas dos gatos, especialmente para as patinhas pequenas dos filhotes. Alguns dos produtos feitos à base de trigo fazem um trabalho decente de juntar nos excrementos e são disgestíveis para o caso de um filhotinho decidir provar a areia (a maioria não o faz). Encha a caixa cinco centímetros ou mais com a areia.

Se você está fazendo a transição de um gatinho de rua para uma caixinha doméstica, faça um pouco de pesquisa e siga-o para descobrir sua área preferida. Jogando um pouco de sujeira de jardim ou uma camada de grama ou folhas ao topo de areia comercial devem dá-lo a idéia do que você tem em mente.

Ensinando a copiar
Filhotes novos na sua casa não saberão onde fica a caixa, mesmo se souberem para que serve. Coloque o gato no topo da areia limpa, e marque ao redor com o dedo para que ele imite. Mesmo que ele não precise "usar", a ação talvez o faça enterrar um pouco da areia.

Quando ele fizer alguma arte na caixinha, recompense-o verbalmente, com brinquedos, ou até uma comida especial reservada apenas para adestramento. Não tire seu novo gatinho logo da caixa. Deixe-o sair sozinho da caixa e do quarto, assim ele lembrará como voltar da próxima vez que a natureza chamar.

Lembretes perfumados
Para gatos bebês, deixe um depósito novo na caixinha após o uso. O perfume o faz voltar ao local, e o lembra do que fazer lá. Mas lembre-se de manter a caixinha limpa ou o gato evitará o banheiro sujo e achará um lugar melhor, como embaixo da sua cama.

Bons horários
Até que você tenha certeza que o gatinho usa a caixa corretamente, anote as horas mais ocorrentes de uso. Gatos pequenos precisar eliminar com mais freqüencia que adultos. Leve o bebê para uma parada após cada cochilo, refeição, lanche, e brincadeira.

Ensinar o básico da obediência do toalete desde o início com certeza fará seu gato começar com pé direito. Também salvará seus tapetes e sua tranqüilidade.

Fim, meus amigatinhos, é só isso.
Bom, eu já vim pra casa sabendo a usar a caixinha de areia, e as minhas preferidas são aquelas fininhas e bem claras, e vocês? O que tem a dizer sobre todo o post? Gostaram?

Beijinhos, miaaaau.

Um comentário:

  1. Oiiii!! A Niki usa direitinho a caixinha de areia. Mas, gostei muito das dicas, afinal a gente nunca sabe quando vai precisar.

    Beijos! Néia e Nikita:)

    ResponderExcluir