quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Outubro e os gatos pretos

Outubro pode ser o mês preferido de muitas pessoas que planejam fazer fantasias assustadoras de vampiros ou monstros, mas os gatos, geralmente pretos, não têm muito motivo pra celebrar esse mês.

Muito já se ouviu sobre as violências praticadas em gatos pretos nessa época do ano, mas a crueldade tem aumentado nos últimos tempos. Muitos abrigos notaram um aumento na adoção de gatos pretos pouco tempo antes do Halloween, com muitos desses gatos voltando aos abrigos nos dias após o feriado porque "Não deu muito certo." Certamente essas pessoas só querem um ítem de decoração para suas casas - um gato preto na janela, talvez, ou um "amigo" para combinar com a fantasia de bruxa. Eles provavelmente nem pensaram como essa prática é cruel - esse tipo de indivídio tipicamente pensa que gatos são propriedade, e não seres com sentimentos que sofrem trauma ao serem retirados e retornados de um abrigo a uma casa.

É verdade que faltam estatísticas de tortura a gatos pretos durante o mês de Outubro - a maioria das histórias que se ouvem são bobagem, e algumas, sem dúvida, foram aumentadas especialmente para nos chocar. O problema é que isso gera um efeito bola-de-neve. Mentes jovens são vulneráveis, particularmente as mentes de jovens que já foram violentados. Quando ouvem histórias de abuso de gatos em rituais satânicos, uma chama se acende, e aí uma nova onda de crimes aparece, com gatos pretos vira-latas como alvo.


O ritual de sacrifício ainda existe. Fale com algum policial numa área rural sobre e você provavelmente vai ouvir uma história ou duas sobre corpos encontrados, completamente sem sangue, frequentemente com órgãos vitais faltando. Essas histórias aparecem em jornais às vezes, e enquanto algumas podem ser tidas como lendas urbanas, a possibilidade de algumas serem reais existe.

A ocorrência de violência contra gatos pretos no Halloween se tornou tão frequente que muitos abrigos e sociedades protetoras se recusam a permitir a adoção de gatos pretos durante o mês de outubro. Essa medida diminui as vítimas e práticas de cultos sadísticos que sacrificam gatos, onde a cor nem sempre importa.

Mitos sobre gatos pretos

Gatos pretos tiveram uma imagem ruim há bastante tempo. A mitologia grega ensina que uma mulher chamada Galenthias foi transformada em uma gata e se tornou uma sacerdotisa no templo de Hecate, a "Mãe Negra," e as vezes chamada de Mãe da Bruxaria. Durante os séculos XII e XIII, as bruxas na Europa eram encontradas com seus "familiares," geralmente gatos pretos, dos quais era dito que elas se transformavam. Na era de queimar as bruxas, século XVII, os gatos das bruxas eram colocados em cestas e queimados junto a elas.

Ainda no século XXI, superstições antigas sobrevivem. Em muitos países europeus e nos Estados Unidos, gatos pretos significam má sorte, enquanto na Inglaterra, sua sorte aumenta se um gato preto passa por você.

Deixe-os em casa

Pelas razões acima, é melhor deixar todos os gatos dentro de casa durante o mês de Outubro, independente de sua cor, mas especialmente se forem pretos. (Na verdade, gatos estão mais seguros dentro de casa a qualquer mês do ano.) Mesmo que não tenha nenhum cultista na sua vizinhança ou comunidade, a presença de pessoas mal intencionadas e trânsito conturbado tornam a rua um lugar inseguro.

Bom Halloween pra você e seus gatinhos!

2 comentários:

  1. Muito bem lembrado! Esse assunto é mesmo muito triste. Pessoas sem sentimentos que adotam só para mostrar aos outros ou para fazer maldades porque o gato é preto. Um grande absurdo! Amo gato preto. Eles são lindos!! E, é preciso acabar com essa cultura horrível de que gato preto dá azar (é outra coisa que muitos ignorantes pensam).

    Beijos! Néia

    ResponderExcluir
  2. o meu blog é http//:www.jojogato.blogspot.com espero que gostem porque tem uma postagem de gatos pretos valeu!!!

    ResponderExcluir