segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Gatos felizes e seguros com o barulho

Miauuu! Como vocês estão?

Nós passamos uns dias sem postar porque Chibi e sua mamãe vieram pra SP visitar eu e a minha mãe, então não tivemos nem tempo pra postar aqui de tantas aventuras que passamos.

Mas o post de hoje vem recheado de informações. Falaremos sobre ambientes muito barulhentos e seus desconfortos.

Ambientes barulhentos podem ser traumáticos para gatos. Algumas ocasiões proporcionam isso em especial, como fogos de artifício em dias de festa e feriados especiais durante o ano. No caso da minha amiguinha Chibi e sua mãe, elas moram numa casa e uma das pessoas costuma tocar guitarra com um amplificador no máximo quase todos os dias, em horários variados. Quem já conviveu com isso, sabe o quanto é insuportável, mas se esquece dos pobres gatos. Afinal, até eu que gosto de violão e guitarra, não gosto no máximo volume, né? Isso estressa qualquer um gatinho.

Gatos de rua assustados irão procurar por um abrigo imediatamente. Muitos gatos vão correr e esconder-se embaixo de uma cama ou num closet quando a campainha tocar. Imagine o que farão quando um rojão barulhento subir ao céu. Preparar uma espécie de abrigo para o seu gato previamente vai ajudá-lo, talvez uma cama dentro de um closet em um dos quartos. Arranje uma toalha ou um lençol pequeno com o cheiro dele e coloque na cama. Mostre-o onde ficará antes do momento esperado, assim ele saberá que é a sua área de "segurança". Se puder, também é útil passar o momento com seus gatos, brincando e confortando-os até o fim dos fogos de artifício. Não acaba com o medo de barulho completamente, mas com certeza ajuda muito.

É até engraçado que, aqui em casa, minha mãe se desespera quando ouve fogos, já me pega no colo e começa a fazer carinho, mas mal sabe ela que eu não ligo tanto assim, pois sei que não preciso me preocupar já que estou segura na minha linda casinha.

Se o seu gato normalmente transita por dentro e por fora da sua casa, deixe-a dentro durante o dia. Infelizmente, ainda existem pessoas estúpidas que acham muito divertido amarrar espadinhas de fogo no rabo de um gato, especialmente em festas juninas. Não deixe seu gato virar uma estatística e arruinar o seu feriado.

Festas
A não ser que seja um encontro calmo em família, você pode querer largar seu gatinho no seu veterinário se eles estiverem trabalhando durante os feriados. Se não, o melhor é deixá-lo trancado no seu quarto durante as festividades, com sua comida, água, e caixinha de areia ao alcance. Mesmo se for só a família, tente desencorajar dar restos de comida ou pedaços das suas refeições, mesmo se ele implorar. Churrascos e os acompanhamentos usados são geralmente muito ricos e gordurosos para o metabolismo do seu gato, e ele precisa de todas as condições físicas ótimas para aguentar os fogos mais tarde. Não que uma carninha não nos faça bem, mas é que vocês humanos temperam tudo errado, hahaha...

Considere tranquilizantes
Não, não para você, mas para seus gatos. Se seu felino é normalmente do tipo estressado, você pode querer pedir ao seu veterinário algum tipo de sedativo ou tranquilizante, que o mantenha quieto durante o dia. E pra quem não confia em drogas para gatos, existem ervas alternativas que tem efeito calmante (como a Erva de Gato). Pra mim, pessoalmente, tranquilizantes funcionam melhor, minha mãe comprou CatNip e só me deixou mais agitada.

Tente achar tempo entre as atividades do dia para passar alguns minutos com seu gato, a cada hora, brincando com ele e conversando com ele. Ele precisa saber que você não o abandonou durante essas horas estressantes e a resposta será positiva para você também.

Boas festas, que sejam seguras e saudáveis para você e seus gatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário