domingo, 12 de setembro de 2010

Oi gente, é a Chibi Schbosky. Hoje vim falar sobre as dúvidas que muitos donos e donas tem sobre quando ligar para o veterinário.
Veterinário trabalham por horas seguidas, atendendo vários tipos diferentes de animais por isso o mais delicado a fazer é analisar se aquele é realmente um momento necessário para contatá-lo.

Por sorte, minha dona me conhece muito bem. É importante que as gateiras conheçam seus gatinhos, através da observação diária, e ao brincar com seu gato. É aí que dá pra ver o estado normal do nosso corpo e condição física. Ao entender o jeito normal, você pode identificar mais facilmente quando algo está errado.
O primeiro passo é analisar os hábitos de alimentação do seu bichano. Alguns devoram tudo assim que se põe no pratinho, outros ficam petiscando o dia inteiro (que é o meu caso!). Se seu gatinho perde o apetite de repente talvez seja o momento de ficar alerta, especialmente se combinado a outros sintomas.
Você também precisa passar a conhecer as fezes do seu gato. Com isso, digo o tamanho, cor, consistência, e odor, além da quantidade de urina e da frequencia. Problemas urinários em gatos são muito comuns, principalmente em machos e geralmente estão envolvidos com animais assustados ou rações de baixa qualidade.
Mudanças no andar do gatinho também são importantes de reparar. Eu sempre ando com muita classe quando sigo a minha humana pela casa porque sou chique de doer! Se houver alguma mudança no jeito de se locomover, pode ser que seu gato tenha se machucado ou esteja sentindo dores devido a alguma doença, esse é um bom momento para contatar seu veterinário.

Esse mês tive uma mudança repentina de comportamento, sou sempre agitada e brincalhona, estive muito sonolenta e tristinha. Minha humana ficou preocupada mas depois ligou pro veterinário e descobriu que era efeito do remédio contra pulgas. Então fiquem espertos, ligar para o veterinário é útil e importante, mas existem os momentos certos. Existem emergências e informações que não podem esperar nem um minuto. Seja responsável.


M I A U
Gossib Chibi

Nenhum comentário:

Postar um comentário