domingo, 17 de outubro de 2010

Pet shop de São Paulo faz exposição de gatos gigantes

Oiii!

Esses dias, postei no twitter sobre uma exposição de Maine Coons, no Pet Store Santana, em São Paulo - SP, que rolou nesse fim de semana nos dias 16 e 17 de outubro (ontem e hoje) das 11 às 17h.

Além da exposição, também estavam dando amostras grátis da Royal Canin. Tinham amostras da Royal Canin Babycat (para gatos de 1 à 4 meses), Kitten (4 à 12 meses), Fit (gatos com atividade moderada), Exigent (gatos com paladar exigente), Indoor (gatos com peso ideal), Beauty & Fit (para beleza do pêlo e da pelagem) e Persian (para gatos persas).
Pelo que minha mamãe me disse, eram só essas que tinham quando ela viu, ela não sabe se tinham mais e acabaram. Talvez tivesse amostras para gatos Maine Coon também.

Vamos então falar sobre o Maine Coon. O Maine Coon é a mais antiga raça de gato nativo estadunidense de pêlo longo, além de ser a maior de todas as raças de gato. Foi reconhecida como raça oficial  no estado norte-americano do Maine, onde era famoso pela sua capacidade de caçar ratos e de tolerar climas rigorosos. Também é conhecido como "o gigante gentil".
O Maine Coon é muito dócil, amigo, companheiro, e se dá bem com outros gatos, cães e vários animais. Eles se adaptam facilmente aos lugares e às pessoas, são muito amigáveis. São bem carentes e necessitam de bastante atenção, amor e carinho.
Geralmente quem os compra, é quem tem tempo para dar todo o amor que eles precisam, e eles cruzam e preservam a raça, o que é muito legal.

Minha mamãe me disse que tinha uma mulher com 10 Maine Coons em casa, 8 adultos e 2 filhotes. Os adultos, depois de darem umas 2 ou 3 ninhadas, foram castrados. Os filhotes serão cruzados algumas vezes e castrados depois também, para o bem deles.

Originalmente um gato de trabalho, o Maine Coon é resistente, rústico, capaz de suportar as intempéries. Seu pelo é macio e seu corpo muito bem proporcionado, de aparência retangular e balanceada, sem partes exageradas em tamanho. É musculoso, de tamanho médio para grande. As fêmeas geralmente são menores que os machos.
Os olhos são grandes e expressivos. As cores dos olhos são verdes ou douradas, além de possuir uma pelagem densa. O padrão mais comum de cores é o marrom (ocre em Portugal), com marcações do tipo Tabby, mas a raça é reconhecida em todas as cores, com exceção de chocolate, lavanda, pontilhado e o padrão siamês. Com a cabeça grande, mas pequena para o tamanho do corpo, orelhas para cima cheias de pelos, corpo comprido e cauda ereta, também comprida geralmente do tamanho do corpo.
Sua pelagem é sedosa, caindo levemente. É curta nos ombros e mais longa na região do estômago.

Vou postar algumas fotos dos gatinhos da exposição:


Mirá

Thor

Bela, 8 anos

Negão e Alícia

Quem foi à exposição, também pôde pegar cartõezinhos do Gatil LB Master, pra quem tiver interesse, aqui e-mail e telefone para contato: lbmaster_5@hotmail.com Tel: (11) 3774-9504 | Cel: (11) 9918-3438. Lembrando que esse gatil é de São Paulo.

Outros sites para quem tem interesse em Maine Coon:
- Mapache - Amacoon - Maine Coon Cats - Maine Coon FC -

E para quem ainda não conhece a Royal Canin, vejam aqui o site. Para saber para que servem as rações que estavam dando amostras e qual você deve dar ao seu gato, é só olhar na parte de Alimentos para Gatos.

Espero que tenham gostado e aproveitem o post, beijos e ronros pra todos vocês!

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Convertendo a idade do seu gato

Use essa lista para encontrar a idade do seu gato como humano. Isso ajuda a entender as mudanças físiologicas que seu gato encontra ao envelhecer, assim como antecipar e prevenir problemas relacionados à idade antes que eles ocorram.

Gatos / Humanos
1 / 15
2 / 24
3 / 28
4 / 32
5 / 36
6 / 40
7 / 44
8 / 48
9 / 52
10 / 56
11 / 60
12 / 64
13 / 68
14 / 72
15 / 76
16 / 80
17 / 84
18 / 88
19 / 92
20 / 96

Julgando pela tabela, eu, Chibi, tenho 5 anos em anos de pessoas e a Val tem mais ou menos 8 anos!

------------

Minha dona comprou um pacote de ração Sabor & Vida mas eu sou uma gatinha seletiva e não me agradei muito. Alguém pode indicar um abrigo para gatos em Olinda ou região próxima? Tenho certeza que algum gatinho fará bom proveito dela. Temos que doar logo...

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Outubro e os gatos pretos

Outubro pode ser o mês preferido de muitas pessoas que planejam fazer fantasias assustadoras de vampiros ou monstros, mas os gatos, geralmente pretos, não têm muito motivo pra celebrar esse mês.

Muito já se ouviu sobre as violências praticadas em gatos pretos nessa época do ano, mas a crueldade tem aumentado nos últimos tempos. Muitos abrigos notaram um aumento na adoção de gatos pretos pouco tempo antes do Halloween, com muitos desses gatos voltando aos abrigos nos dias após o feriado porque "Não deu muito certo." Certamente essas pessoas só querem um ítem de decoração para suas casas - um gato preto na janela, talvez, ou um "amigo" para combinar com a fantasia de bruxa. Eles provavelmente nem pensaram como essa prática é cruel - esse tipo de indivídio tipicamente pensa que gatos são propriedade, e não seres com sentimentos que sofrem trauma ao serem retirados e retornados de um abrigo a uma casa.

É verdade que faltam estatísticas de tortura a gatos pretos durante o mês de Outubro - a maioria das histórias que se ouvem são bobagem, e algumas, sem dúvida, foram aumentadas especialmente para nos chocar. O problema é que isso gera um efeito bola-de-neve. Mentes jovens são vulneráveis, particularmente as mentes de jovens que já foram violentados. Quando ouvem histórias de abuso de gatos em rituais satânicos, uma chama se acende, e aí uma nova onda de crimes aparece, com gatos pretos vira-latas como alvo.


O ritual de sacrifício ainda existe. Fale com algum policial numa área rural sobre e você provavelmente vai ouvir uma história ou duas sobre corpos encontrados, completamente sem sangue, frequentemente com órgãos vitais faltando. Essas histórias aparecem em jornais às vezes, e enquanto algumas podem ser tidas como lendas urbanas, a possibilidade de algumas serem reais existe.

A ocorrência de violência contra gatos pretos no Halloween se tornou tão frequente que muitos abrigos e sociedades protetoras se recusam a permitir a adoção de gatos pretos durante o mês de outubro. Essa medida diminui as vítimas e práticas de cultos sadísticos que sacrificam gatos, onde a cor nem sempre importa.

Mitos sobre gatos pretos

Gatos pretos tiveram uma imagem ruim há bastante tempo. A mitologia grega ensina que uma mulher chamada Galenthias foi transformada em uma gata e se tornou uma sacerdotisa no templo de Hecate, a "Mãe Negra," e as vezes chamada de Mãe da Bruxaria. Durante os séculos XII e XIII, as bruxas na Europa eram encontradas com seus "familiares," geralmente gatos pretos, dos quais era dito que elas se transformavam. Na era de queimar as bruxas, século XVII, os gatos das bruxas eram colocados em cestas e queimados junto a elas.

Ainda no século XXI, superstições antigas sobrevivem. Em muitos países europeus e nos Estados Unidos, gatos pretos significam má sorte, enquanto na Inglaterra, sua sorte aumenta se um gato preto passa por você.

Deixe-os em casa

Pelas razões acima, é melhor deixar todos os gatos dentro de casa durante o mês de Outubro, independente de sua cor, mas especialmente se forem pretos. (Na verdade, gatos estão mais seguros dentro de casa a qualquer mês do ano.) Mesmo que não tenha nenhum cultista na sua vizinhança ou comunidade, a presença de pessoas mal intencionadas e trânsito conturbado tornam a rua um lugar inseguro.

Bom Halloween pra você e seus gatinhos!

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

E aí, pessoaaaaaaal??

Esses dias estava vendo no blog da Lili que tinham umas fotos de quando ela era filhote ainda, e resolvi postar umas minhas e umas da Chibi. Atualmente, eu tenho 7 meses e a Chibi ainda é nova, fez 4 meses na quarta-feira, ou seja, ainda é uma filhotinha liiinda. Mas postarei fotos de quando nós chegamos em nossas respectivas casas e da Chibi postarei algumas atuais também =)

Vou começar pelas fotinhos da Chibi, lá vai:












Linda demais, né?
E agora as minhas (Valentina):







O que acharam? Nós éramos muuuuito fofas, confessem. Mas agora estamos crescendo e... continuamos fofas ahuahuahuah... eeee fim. Esse mês teremos um post bem legal sobre o Halloween, aguardem.
Até a próxima! =)

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Ensinando a usar a caixinha de areia

Oi, gente. Como vão vocês?
Eu vou bem, mas estou meio triste pelos irmãozinhos da minha amiga Chibi, mesmo com toda a divulgação, ainda não conseguimos pessoas para adotá-los, só duas e ainda estão a confirmar (o que nos dá uma insegurança terrível de que não vamos conseguir).

Mas não vamos parar de tentar, nós estamos divulgando em comunidades de gatos no orkut, no yahoo, no twitter e aonde mais pudermos, e estamos SUPER agradecidas a todos os que estão nos ajudando. @gatalili, @vyvianfrizzo, @martinmartiness e todos os outros que deram RT nos tweets dessas pessoas, obrigada mesmo pelo apoio! Isso realmente faz a diferença.


Mas hoje eu quero animar o blog um pouquinho e rechear com mais informações, então vou falar sobre como ensinar seus gatinhos, filhotes ou já adultos, a usarem a caixinha de areia.

Acredite ou não, nós não nascemos sabendo usar caixinhas de areia. Ensiná-los as maneiras de ir ao banheiro previne muita dor de cabeça (e o trabalho de ter que limpar).

Nós, felinos, somos ótimos imitadores e simplesmente copiamos o comportamento de nossas mães quando as assistimos e as seguimos até a caixinha de areia. A maioria dos filhotes já saberão para que serve a caixinha de areia e como usá-la assim que você os adotar.

Mas se você estiver criando um órfão, ou adotou um filhote mais novo do que 8 ou 10 semanas, como acontece frequentemente em abrigos e situações de resgate, você vai precisar fazer o trabalho da mãe. Adaptar gatos de rua para o estilo de vida doméstico também pode significar reensinar a etiqueta do banheiro para a caixinha. Aqui estão os básicos:

Privacidade
Nós somos naturalmente limpos e não gostamos de fazer necessidades onde dormimos ou comemos. Nós também apreciamos privacidade quando estamos fazendo o mesmo. Faça seu gatinho obedecer a caixinha de areia posicionando-a corretamente, numa área de pouco tráfego, longe da cama do gato e de tigelas de comida.

Oportunidades extras
Filhotinhos tem bexigas pequenas e podem não ter a capacidade física de "segurar" o bastante para correr pela casa ou descer escadas. Providencie uma caixinha em cada lugar da casa, ou uma por piso. Se você não tiver condições de comprar muitas, só duas já basta, uma em cada canto da casa.
Existem também sprays feitos para espirrar na caixinha e fazer com que o gato seja atraído para fazer xixi lá.

Caixa grande, gato pequeno
Uma caixa comercial de tamanho regular deve funcionar bem para gatos mais velhos, mas pode acabar sendo muito grande para gatinhos menores para entrar e sair. Uma forma de biscoitos com papel dentro ou a tampa de uma caixa de sapato devem funcionar até que ele cresça. Quando estiver maior, simplesmente coloque a familiar tampa de caixa de sapato dentro da caixinha de areia "adulta" para ajudar na transição.

Preferências de areia
Há uma grande variação de areias disponíveis para a caixa, de areias claras e fofas à grãos de pinho e pedaços de trigo ou milho reciclados. O material idela absorve a úmidade, contém gosto de odor, e mais importante de tudo, se adequa ao gato. Um produto perfumado que cheira bem para você pode na verdade espantar seu gato então escolha algo neutro.

Texturas finas como pó de areia 'aglutinado' parecem ser as preferidas dos gatos, especialmente para as patinhas pequenas dos filhotes. Alguns dos produtos feitos à base de trigo fazem um trabalho decente de juntar nos excrementos e são disgestíveis para o caso de um filhotinho decidir provar a areia (a maioria não o faz). Encha a caixa cinco centímetros ou mais com a areia.

Se você está fazendo a transição de um gatinho de rua para uma caixinha doméstica, faça um pouco de pesquisa e siga-o para descobrir sua área preferida. Jogando um pouco de sujeira de jardim ou uma camada de grama ou folhas ao topo de areia comercial devem dá-lo a idéia do que você tem em mente.

Ensinando a copiar
Filhotes novos na sua casa não saberão onde fica a caixa, mesmo se souberem para que serve. Coloque o gato no topo da areia limpa, e marque ao redor com o dedo para que ele imite. Mesmo que ele não precise "usar", a ação talvez o faça enterrar um pouco da areia.

Quando ele fizer alguma arte na caixinha, recompense-o verbalmente, com brinquedos, ou até uma comida especial reservada apenas para adestramento. Não tire seu novo gatinho logo da caixa. Deixe-o sair sozinho da caixa e do quarto, assim ele lembrará como voltar da próxima vez que a natureza chamar.

Lembretes perfumados
Para gatos bebês, deixe um depósito novo na caixinha após o uso. O perfume o faz voltar ao local, e o lembra do que fazer lá. Mas lembre-se de manter a caixinha limpa ou o gato evitará o banheiro sujo e achará um lugar melhor, como embaixo da sua cama.

Bons horários
Até que você tenha certeza que o gatinho usa a caixa corretamente, anote as horas mais ocorrentes de uso. Gatos pequenos precisar eliminar com mais freqüencia que adultos. Leve o bebê para uma parada após cada cochilo, refeição, lanche, e brincadeira.

Ensinar o básico da obediência do toalete desde o início com certeza fará seu gato começar com pé direito. Também salvará seus tapetes e sua tranqüilidade.

Fim, meus amigatinhos, é só isso.
Bom, eu já vim pra casa sabendo a usar a caixinha de areia, e as minhas preferidas são aquelas fininhas e bem claras, e vocês? O que tem a dizer sobre todo o post? Gostaram?

Beijinhos, miaaaau.

sábado, 2 de outubro de 2010

Mais algumas informações sobre adoção

Recebi um e-mail da Agnes com o seguinte:


Queria que vocês anotassem os nomes de todos os sites de adoção de animais domésticos do estado de PE e comentassem ou passassem o nome deles para todas as pessoas de sua convivência para estimular na adoção de animais que precisam muito de um dono e cuja foto e /ou história estão nesses sites, e também para evitar das pessoas, em vez de abandonarem os seus animais domésticos, colocarem as fotos e a história deles nesses sites, a fim de encontrarem um dono para eles. Os nomes desses sites são: http://www.caessaodemais.blogspot.com/ , WWW.brala.org.br/blog , petrecife.blogspot.com , caesegatosdorecife.blogspot.com , adoteumvira-lata.blogspot.com , arcadenoe-pe.webnode.com , http://www.petpe.com.br/ , http://www.mpcolina.com/ , http://rededeadocao.com.br/ , WWW.pernambuco.com/pecao , http://www.adotebixo.blogspot.com/ .

Também queria que vocês publicassem o nome e o telefone de uma clínica veterinária que faz operações para gatos e cães não ter filhotes por um preço bem baratinho. O nome dessa clínica é Veterinários sem fronteiras e ela fica no bairro da Torre, nº 884 e na rua Real da Torre. Essa clínica funciona de segunda a sábado, sendo que no sábado, ela fica aberta até as três da tarde e de segunda a sexta fecha para almoço de 12:00 h até 14:00 h . A operação para gatos não ter filhotes é 35,00 se for à vista e 45,00 se for a cartão. Para cães, o preço é 50 à vista e 60,00 no cartão para cadelas e cães com até 25 kg e 80,00 à vista e 90,00 no cartão se o cachorro ou a cadela pesar acima de 25 kg. Para melhores informações ligue para essa clínica, cujo telefone é: 34459204. Possa ser que os preços tenham mudado, então é melhor ligar para lá a fim de obter maiores informações! Lembrando que animais domésticos só podem entrar no ônibus se for dentro de uma bolsa apropriada para levar animais domésticos. Cães de porte grande são melhor levar no táxi.
E pra quem mora em Recife, a Ellen mandou um email com uma boa dica também:

Todas as quartas-feiras a Clínica Veterinária Harmonia está realizando para os protetores de animais, cirurgias de esterilização de cães e gatos a preços bem reduzidos, a saber:
Animal macho: R$35,00
Animal Fêmea: R$50,00

Para a marcação da cirurgia os interessados devem procurar Renata no referido hospital: (81)3241-6359.
Adoção e castração devem andar juntos, tudo pelo bem dos animais.
Se você conhece alguém responsável, que ame animais e que tenha consciência do bem que pode exercer na vida deles, tente que ele adote um bichinho. Não pode ter gatos? Tente adotar um cão. Não pode adotar? Tente doar para os abrigos, que geralmente sobrevivem disso. Não pode doar? Tente conversar com alguém com disponibilidade para adotar. Fazendo qualquer uma dessas coisas já é bastante e já mostra que você se importa.

Quanto aos meus gatinhos irmãozinhos, talvez uma pessoa possa adotar um deles, mas nada confirmado ainda. Os gatinhos moram no bairro de Ouro Preto, em Olinda, logo farão quatro meses.
É absurda a quantidade de animais abandonados. Eu realmente não entendo quem trata um animal como lixo. É uma vida como qualquer outra, se eu pudesse faria muito mais, mas por enquanto é só isso.
Obrigada.
E mostrem que vocês ligam pra nós, miau.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Gatinhos para adoção em Pernambuco

Oi gente, é a Chibi com algo bem sério e importante pra mim. Lá vai...
Minha mamãe e os meus irmãozinhos de ninhada moram em outra casa, da amiga da minha dona, ela se chama Jessika. Ela faz algo incrivelmente bonito que é pegar gatinhos da rua e alimentá-los com ração e com amor também. Acontece que acabaram sendo muitos os gatinhos, ela chegou a ter 11 gatos em casa, para alguns são muitos, para outros são poucos, no caso dela não tinha como ter 11 gatinhos lá, por isso eu fui adotada, dois acabaram morrendo envenenados pela vizinhança (como são gatinhos da rua, é meio difícil fazer a transição pra ficar dentro de casa), e dois foram infelizmente provavelmente raptados (eram os que menos saíam da casa e os mais bonitos também).

O problema é que meus irmãozinhos não foram adotados e de lá pra cá, a minha gata avó teve outra ninhada, o que significa que são milhares de gatinhos. A mãe da Jessika disse que vai ter que largar todos na rua em algum lugar bem longe da vizinhança deles. Bom, por isso eu gostaria de encontrar pelo menos uma pessoa para adotar algum deles essa semana, esse mês ou algo próximo disso.

Eu sei que existem muitos gatinhos na rua que estão muito mais próximos de vocês e quem lê esse blog já tem animais em casa, mas me deixa muito triste de pensar nesse destino pra eles. Na época que eu fui adotada, minha dona não achou que seria a única a fazer a "boa ação", mas foi sim. O que não é nem uma boa ação, porque adotar um gato é algo maravilhoso, são animais dóceis e cada um tem personalidade diferente, ótimos companheiros independente do ambiente que você viva e enfim, são muitos os motivos.

Depois vou colocar umas fotos aqui deles, sei que há uma fêmea branquinha, sem nome, com três meses; um macho preto, com a barriga branca e algumas manchinhas brancas também, se chama Frajola, com três meses; e mais alguns que nasceram cerca de uma semana atrás, esses vão ter que esperar um tempinho para serem adotados.

É meio difícil e acontece bastante, gatos são atropelados nas ruas todos os dias, é a simples realidade e isso é tudo que podemos fazer. Se você conhecer alguém que more em Pernambuco (os gatinhos estão situados em Olinda) e goste de gatos, ou tiver qualquer boa vontade em ajudar, contate em:
mari_acerola@hotmail.com
(81) 97938644


------

Aqui uma foto pra ilustrar o post. A primeira é a fêmea branquinha, o segundo é o Frajola, e depois sou eu, Chibi. Todos vão fazer 4 meses na quarta-feira, que é a idade perfeita para adotar. A qualidade é de foto de celular, mas depois eu tento tirar uma melhor e dos outros gatos também.
Obrigada a quem têm ajudado a divulgar, vale a pena fazer isso e ver que vocês contribuem como podem.
Miau!

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Gatos felizes e seguros com o barulho

Miauuu! Como vocês estão?

Nós passamos uns dias sem postar porque Chibi e sua mamãe vieram pra SP visitar eu e a minha mãe, então não tivemos nem tempo pra postar aqui de tantas aventuras que passamos.

Mas o post de hoje vem recheado de informações. Falaremos sobre ambientes muito barulhentos e seus desconfortos.

Ambientes barulhentos podem ser traumáticos para gatos. Algumas ocasiões proporcionam isso em especial, como fogos de artifício em dias de festa e feriados especiais durante o ano. No caso da minha amiguinha Chibi e sua mãe, elas moram numa casa e uma das pessoas costuma tocar guitarra com um amplificador no máximo quase todos os dias, em horários variados. Quem já conviveu com isso, sabe o quanto é insuportável, mas se esquece dos pobres gatos. Afinal, até eu que gosto de violão e guitarra, não gosto no máximo volume, né? Isso estressa qualquer um gatinho.

Gatos de rua assustados irão procurar por um abrigo imediatamente. Muitos gatos vão correr e esconder-se embaixo de uma cama ou num closet quando a campainha tocar. Imagine o que farão quando um rojão barulhento subir ao céu. Preparar uma espécie de abrigo para o seu gato previamente vai ajudá-lo, talvez uma cama dentro de um closet em um dos quartos. Arranje uma toalha ou um lençol pequeno com o cheiro dele e coloque na cama. Mostre-o onde ficará antes do momento esperado, assim ele saberá que é a sua área de "segurança". Se puder, também é útil passar o momento com seus gatos, brincando e confortando-os até o fim dos fogos de artifício. Não acaba com o medo de barulho completamente, mas com certeza ajuda muito.

É até engraçado que, aqui em casa, minha mãe se desespera quando ouve fogos, já me pega no colo e começa a fazer carinho, mas mal sabe ela que eu não ligo tanto assim, pois sei que não preciso me preocupar já que estou segura na minha linda casinha.

Se o seu gato normalmente transita por dentro e por fora da sua casa, deixe-a dentro durante o dia. Infelizmente, ainda existem pessoas estúpidas que acham muito divertido amarrar espadinhas de fogo no rabo de um gato, especialmente em festas juninas. Não deixe seu gato virar uma estatística e arruinar o seu feriado.

Festas
A não ser que seja um encontro calmo em família, você pode querer largar seu gatinho no seu veterinário se eles estiverem trabalhando durante os feriados. Se não, o melhor é deixá-lo trancado no seu quarto durante as festividades, com sua comida, água, e caixinha de areia ao alcance. Mesmo se for só a família, tente desencorajar dar restos de comida ou pedaços das suas refeições, mesmo se ele implorar. Churrascos e os acompanhamentos usados são geralmente muito ricos e gordurosos para o metabolismo do seu gato, e ele precisa de todas as condições físicas ótimas para aguentar os fogos mais tarde. Não que uma carninha não nos faça bem, mas é que vocês humanos temperam tudo errado, hahaha...

Considere tranquilizantes
Não, não para você, mas para seus gatos. Se seu felino é normalmente do tipo estressado, você pode querer pedir ao seu veterinário algum tipo de sedativo ou tranquilizante, que o mantenha quieto durante o dia. E pra quem não confia em drogas para gatos, existem ervas alternativas que tem efeito calmante (como a Erva de Gato). Pra mim, pessoalmente, tranquilizantes funcionam melhor, minha mãe comprou CatNip e só me deixou mais agitada.

Tente achar tempo entre as atividades do dia para passar alguns minutos com seu gato, a cada hora, brincando com ele e conversando com ele. Ele precisa saber que você não o abandonou durante essas horas estressantes e a resposta será positiva para você também.

Boas festas, que sejam seguras e saudáveis para você e seus gatos.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Gato da Semana: Lili

Lili e Renata
Olá, meus leitores queridos!
A partir de hoje nós teremos uma nova coluna no nosso blog. Será assim: nós postaremos fotos de alguns gatos blogueiros e vamos entrevistar eles e seus donos! Afinal, sempre é bom descobrirmos sobre o que pensam os outros donos e gatos e como eles agem, pois estaremos nos informando mais e quem sabe não encontramos algo em comum?

Segue aqui nossa primeira entrevista, com a famosa gata Lili e sua dona, Renata Góes.

Primeiro, fizemos as perguntas para Renata.

Como você iniciou sua vida de gateira e que gato chegou primeiro na sua casa? Você já teve outros animais?
Crio gatos desde criança. Já em minha casa, os primeiros foram Feliciano e Dhórys, gatos persas, que ainda vivem conosco. Foi um sonho realizado de criança, quando perdi um gato chamado Pifuti (SRD), apareceu morto no jardim da casa dos meus pais, onde morava. Sofri muito.


Você tem quatro gatos: Malu, Fefê, Dodó e a Lili. De onde surgiram os nomes? Qual a idade de cada um?Fefê e Dodó, quando eles chegaram à mim, já eram adultos, mas creio que tenham 8 anos. Malu foi resgatada adulta, grávida e bastante ferida. Acho que ela tem uns 8 a 9 anos. Lilizinha, resgatei filhote, vai fazer no final do ano 4 aninhos. É a bebezinha da casa.

Irmão de Lili, Fefê

Uma das irmãs de Lili, Dodó

Qual a melhor coisa em criar gatinhos? Qual a parte mais desafiadora?
A melhor coisa é saber que eles me amam do jeito que sou, com meus defeitos e qualidades. Que eu tento dar o melhor de mim e eles estão comigo em todos os momentos, felizes e tristes. Eles não falam, mas eu os entendo, pelo olhar e pelo gesto. A mais desafiadora é que onde moro, vejo muitos animais em situações desumanas, principalmente jumentos (muitos desnutridos e feridos) arrastando carroças pesadas no sol fritando. Cachorros, cavalos e gatos sem ter o que comer e onde morar.

Todos os gatos em casa se gostam? Quais são os mais amigos e quais são os que mais se evitam?
Esse é um desafio para mim, harmonizá-los no mesmo lar. Lili, Fefê e Dodó se dão bem. Já Malu não se dá com nenhum. Mas a briga maior é com Lili e quando Feliciano vê, parti para cima de Malu. Aí nessas horas eu tenho que falar alto para abacar com essas briguinhas.

Outra irmã de Lili, Malu
Que lições você aprendeu cuidando dos seus gatos? Já enfrentou algum problema envolvendo eles?
Eu aprendi a amar, respeitar e lutar por um meio ambiente melhor. Também aprendi a ter mais paciência, a me olhar por dentro, a falar nos momentos certos e entender que tudo tem sua hora, mas sem perder o otimismo. Tento buscar meus objetivos até o fim e isso eu sou grata aos meus gatinhos. Eles só sossegam quando conseguem o que querem. Cai uma, cai duas, mas não desistem. Quem tem gato sabe disso. Eles têm muito o que ensinar-nos, basta termos sensibilidade para receber todas essas graças.


Que conselho você daria para futuros donos ou iniciantes?
Que aquele gatinho(a), é uma vida, tem personalidade, vai te amar, vai adoecer, vai brincar com você e vai ser seu melhor amigo compartilhando os melhores momentos de sua vida e que esse laço um dia dado, não seja desfeito por falta de consciência ou qualquer ato desumano.


E agora é com você, Lili!

Quando você começou seu blog e como é ser uma gata blogueira?

Comecei em março de 2008. Ser blogueira é uma missão que cumpro com muito  orgulho e determinação, porque por meio do meu blog, ajudei já muitos animais, conheci pessoas que nos amam e me ajudam a fazer o papel de conscientização da sociedade. Temos muito o que fazer ainda. A tarefa não é fácil.

Você é castrada? Se sim, com que idade fez a cirurgia?

Sim. Eu acho que com 4 a 5 meses. Não me lembro. Meu vet, Dr. Gabriel que fez e me orientou.


Qual é a sua ração preferida? Você usa algum bebedouro ou algo do tipo?
Comia Whiskas, eu gosto. Mas aqui em casa tivemos problemas recorrentes de infecção urinária e meu vet orientou trocar pela Cat Show, que comemos até hoje. Mas mamãe todo mês compra whiskas sachê de vários sabores. Aqui em casa temos um bebedouro sim, mas prefiro o mais simples. Adoro beber água num copinho azul que é meu de Malu que fica na cabeceira da cama dos meus pais.

Sabemos que você tem outros irmãos. Além dos gatinhos, você se dá bem com algum outro tipo de animal?

Tipo assim...lá em casa já foram cachorros, roedores, mas eu fico na minha. Só cheirei muito a gaiolinha dos roedores. Queria dar uma carreira naqueles ratinhos, mas mamãe não deixou... miauuu...


Quais são os seus hábitos e brincadeiras preferidas?
Dormir na cadeira da sala e no telhado do meu apartamento felino. Adoro brincar de corre-corre com a mamãe pela casa e morder os dedos dela.


E o que você menos gosta de fazer?
Dançar. Mamãe as vezes me pega para dançar lambada ou tango, eu fico furiosa com ela. Quando não é 8, é 80, vocês humanos dizem assim, né? Pois é!

Você e seus outros irmãos costumam sair de casa ou ficam dentro o tempo todo?

Só a princesa da Malu que desce de vez em quando com mamãe, porque ela fica em ponto de colocar mamãe doida, mas sempre muito rápido e ela não desce só em hipótese nenhuma. Eu fico só olhando o movimento pela janela telada, do primeiro andar.


Qual a maior e a mais engraçada aventura que você e seus irmãozinhos já passaram?
Aventura acho que foi viajar na cacunda da mamãe por seis horas seguidas, de Natal para Fortaleza. Ela chegou quebrada e eu, descansada! Os meus outros irmãos são muitos calmos, só eu e Malu que somos as mais danadas.



E a última, que é para as duas:

Mandem alguma mensagem para os nossos leitores.
Amigateiras e leitores queridos, espero que tenham gostado deste novo quadro super cats e que vocês também vivam e conte para nós suas experiências. Amem e respeitem todos os diferentes tipos de animais e ajudem aos de sua cidade, doando dinheiro, nota fiscal, ração, remédio, etc. Tem muitas Ongs de portas abertas esperando sua ajuda! Pense nisso. Miau.


Então é isso, meus queridos, essa foi a entrevista com nossa convidada da semana, e eu espero que tenham gostado tanto quanto eu!

domingo, 19 de setembro de 2010

Comemorando o aniversário do seu gato

Eu, Chibi, nasci em 6 de junho, e a Valzinha nasceu no dia 25 de fevereiro então relativamente falta muito tempo pros nossos aniversários, mesmo assim eu decidi fazer um post pros gateiros que adoram comida, presentes, diversão, e gatos, claro. Então aí vão algumas dicas pra celebrar um dia especial:


Comece a festa com uma comidinha especial

Foto: Leon Ritter


Existem muitos petiscos deliciosos disponíveis em pet shops, tanto secos quanto úmidos. Escolha o favorito do seu gato para deixá-lo em clima de festa, miau!


Vista seu gatinho para a ocasião

Foto: Lil Bella Baby

Eu pessoalmente não gosto de ver gatos com roupinhas! É verdade que muitas são fofas e dá vontade de comprar um guarda-roupa inteiro pros seus bichos mas alguns não são tão amigáveis com a idéia. Um simples acessório não tira o conforto de ninguém, ronronmmmmn...

Brinque bastante com o aniversariante

Foto: aundrea_king

Nós gatos adoramos brincar com nossos donos, alguns menos e outros mais. Alguns preferem brincar com brinquedinhos. Seja qual for a preferência do seu felino, dê um pouco mais de atenção a ele nesse dia.


Você pode também preparar comidas caseiras para gatos (cuidado nos ingredientes, alguns são tóxicos para nós!), fazer um "bolo" de atum enlatado com petiscos para enfeitar, e claro, dar presentes!
Convide gatinhos de amigos para te visitarem e passarem a tarde juntos. Eventualmente, o seu gato irá adormecer em ponto qualquer da casa, não o incomode! Esse é seu grande dia, ele merece dormir onde quiser.
Além disso, que forma melhor de comemorar o aniversário de um companheiro do que doando para um abrigo de animais? Existem vários abrigos precisando de sua ajuda, e pior ainda, existem inúmeros gatinhos que ainda não foram resgatados e correm perigo nas ruas, sem uma casinha quentinha como você. Mas a parte boa é que você pode ajudar.


Por hoje é só! Miau,
Chibi

sábado, 18 de setembro de 2010

Treinando gatos: terapia musical

E aí, pessoal? Demorei um pouquinho para postar mas hoje tenho muuuito a falar para vocês. Vou falar sobre treinar-nos com música. Isso pode resolver problemas de comportamento. Nós, gatos, estamos naturalmente harmonizados ao som e somos incrivelmente sensíveis a barulhos, incluindo música. Mas que tipo de som deixa os gatos ariscos?

Todos são críticos. Eu, por exemplo, odeio músicas muito pesadas, assim como a minha mãe. Fico muito nervosa com todo aquele barulho, me estressa e eu sei que minha mãe também não gosta, por isso ouvimos mais as músicas mais calmas ou mais alegres. Uma coisa que eu adoro: violão, guitarra, baixo e instrumentos de cordas. Sempre que meu pai traz o violão ou a guitarra dele aqui em casa eu me divirto muito, até toco um pouquinho, um dia vou mostrar pra vocês! Talvez seus gatinhos sejam fãs de country, ou de rock. Música pode ser uma ferramenta segura, fácil de usar, e poderosa para modificar o nosso comportamento.

Como a música resolve problemas de comportamento do gato
Uma música suave pode mascarar barulhos assustadores como uma tempestade, ou sons irritantes como o de um animal no cio, chiados e rosnados que deixam o seu gato arrepiado. Mas mais que isso, a cadência de certos sons influencia o ritmo natural do corpo e pode acelerar e energizar o ouvinte, ou deixá-lo mais lento e acalmá-lo.

Por exemplo, um gato hiperativo e sem medos pode ser amaciado com música ou distraído com a música da natureza como água correndo numa fonte. Gatos apáticos que precisam de exercícios podem ser energizados com sons de pássaros ou músicas rápidas.

Mudando ondas cerebrais
Som causa mudanças físicas no corpo. Ondas cerebrais mudam com diferentes tipos de som-- música com pulsos de 60 batidas por minuto deixam o cérebro mais lento e o ouvinte se sente mais relaxado e pacífico e põe sua consciência num estado de alerta. Esse ritmo também desacelera a respiração, que acalma a mente e melhora o metabolismo. Funciona para humanos e também para os bichos.

Até o coração quer seguir a pulsação da música--ritmos mais rápidos energizam o ouvinte e aumentam as batidas cardíacas e a pressão do sangue sobe, enquanto os mais lentos acalmam. Ouvir música libera endorfinas - que acabam com dores naturalmente e são produzidas pelo cérebro - e reduzem os níveis de "hormônios estressantes" no sangue.

Terapia do som
Terapia do som ainda é considerada uma novidade. Um dos melhores aplicativos conhecidos é o ultrasom que usa o "eco" das ondas de som de alta freqüencia para obter imagens diagnósticas de dentro do corpo-- doutores até o usam para quebrar pedras no rim com vibrações ao invés de cirurgias. Nos últimos 20 anos, terapia musical se tornou um grampeador para os profissionais da saúde mental, e é frequentemente usado com crianças problemáticas e pacientes com distúrbios.

Música de harpa ajuda a aliviar dores que remédios não ajudam, conforta emocionalmente, e se tornou particularmente útil em situações com pacientes humanos. Um dos pioneiros, Susan Raimond, também promove o efeito terapeutico da harpa em animais. O som da harpa acalma cães e gatos e oferece um efeito quase que sedativo natural, assim os animais infelizes se tornam quietos, se abaixam, e dormem.

Intervenção musical
A forma mais simples de nos tratar com música é colocar um CD ou ligar o rádio. Escolha músicas que você gosta--animais parecem responder melhor às músicas que seus donos gostam por causa da ligação entre vocês, veja só o que eu citei entre eu e minha mãe, somos idênticas! Se você tem uma música preferida que toca freqüentemente, seu gato vai associar o som com a sua presença-- então se tocar essa mesma música quando ele estiver sozinho vai lembrá-lo de você e ajudar com problemas como ansiedade na separação. Por exemplo, quando minha mãe sai, eu fico ouvindo Portishead e aí eu sinto a presença dela aqui.

Leva de 10 a 15 minutos para a música gerar efeito. Muitos animais gostam de Mozart ou outras músicas clássicas. New Age, soft jazz, música sulista com sons da natureza, ou até mesmo Country.

Fica por aqui minha dica para vocês, caros gatinhos e humanos. Espero que possam usufruir de tudo que os ensinei aqui, pois eu usei muito do meu intelecto para compartilhar com vocês, ok?

Beijinhosss

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

É, agora é a minha vez... =)

Eu sou a Chibi e hoje vim mostrar algumas ilustrações de gatinhos que achei, MIAU! Depois é a vez da Val...
Pra ampliar, clica nas imagens.

Minha humana adora estampas e padrões, não são fofos? Felinos representam arte com pelos e quatro patas.
WITNESS, pela ilustradora americana Nikki McClure.


miau,
Chibi.

domingo, 12 de setembro de 2010

Oi gente, é a Chibi Schbosky. Hoje vim falar sobre as dúvidas que muitos donos e donas tem sobre quando ligar para o veterinário.
Veterinário trabalham por horas seguidas, atendendo vários tipos diferentes de animais por isso o mais delicado a fazer é analisar se aquele é realmente um momento necessário para contatá-lo.

Por sorte, minha dona me conhece muito bem. É importante que as gateiras conheçam seus gatinhos, através da observação diária, e ao brincar com seu gato. É aí que dá pra ver o estado normal do nosso corpo e condição física. Ao entender o jeito normal, você pode identificar mais facilmente quando algo está errado.
O primeiro passo é analisar os hábitos de alimentação do seu bichano. Alguns devoram tudo assim que se põe no pratinho, outros ficam petiscando o dia inteiro (que é o meu caso!). Se seu gatinho perde o apetite de repente talvez seja o momento de ficar alerta, especialmente se combinado a outros sintomas.
Você também precisa passar a conhecer as fezes do seu gato. Com isso, digo o tamanho, cor, consistência, e odor, além da quantidade de urina e da frequencia. Problemas urinários em gatos são muito comuns, principalmente em machos e geralmente estão envolvidos com animais assustados ou rações de baixa qualidade.
Mudanças no andar do gatinho também são importantes de reparar. Eu sempre ando com muita classe quando sigo a minha humana pela casa porque sou chique de doer! Se houver alguma mudança no jeito de se locomover, pode ser que seu gato tenha se machucado ou esteja sentindo dores devido a alguma doença, esse é um bom momento para contatar seu veterinário.

Esse mês tive uma mudança repentina de comportamento, sou sempre agitada e brincalhona, estive muito sonolenta e tristinha. Minha humana ficou preocupada mas depois ligou pro veterinário e descobriu que era efeito do remédio contra pulgas. Então fiquem espertos, ligar para o veterinário é útil e importante, mas existem os momentos certos. Existem emergências e informações que não podem esperar nem um minuto. Seja responsável.


M I A U
Gossib Chibi
As pessoas tem tanto preconceito com detentos, achando que eles nunca vão mudar, mas eu posso garantir que muitos deles são melhores que os humanos aí fora!

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Papai fritou batata!
Oi, pessoal!
Estou empolgada porque hoje minha mãe e meu pai vão comprar minha escovinha, minha pasta e catnip pra mim... E talvez mais alguns brinquedinhos, demais né?
Falando nisso, meu pai preparou uma surpresinha para o nosso blog. Hoje ele estava fritando batata, eis que ele chega no meu quarto e da mamãe com uma surpresinha, olhem a foto aí do lado.
Eu achei muito legal e depois vou dar uma enfeitadinha e pra ficar bonitinho, aí eu mostro pra vocês.

Hoje eu tenho notícias boas e ruins. Qual vocês querem primeiro?
Ok, a ruim. Todos sabem que incêndios acontecem e que nós devemos tomar muito cuidado. Mas o que é pior, é que nós gatos, apesar de sermos um pouco mais independentes, não podemos nos virar pra fugir de um incêndio num prédio sozinhos.
As pessoas pensam tanto nelas mesmas que, como vocês podem ver, o prédio todo foi evacuado mas os sete gatinhos morreram. Ou seja, ELES NÃO LEVARAM SEUS GATINHOS JUNTO! Acho isso um absurdo, pois se as pessoas não tem a responsabilidade necessária para cuidar de um gato, então é melhor não nos adotar. Ainda bem que a minha mãe e a mãe da Chibi nunca esqueceria da gente, porque elas são as melhores mães do mundo!

Mas, para compensar essa notícia, nós temos algo muito legal. É sobre um gato chamado Jack, que ficou preso numa grade, teve sua pele perfurada e mesmo assim, sobreviveu. Jack foi resgatado, fez uma cirurgia e agora ele está se recuperando, mas ainda está com os pontos, por isso ele tem que usar esse colar de proteção. Eu também tinha que usar quando minha mãe me castrou, mas ela achou que seria melhor que eu usasse a roupinha.
Sinceramente, eu preferia ficar sem nenhum. Sou uma gata esperta. Eu não ia tirar os pontos pra me machucar, ok?

E por último, queria agradecer a todos vocês que nos ajudaram com o #DiacomMAISgatosnainternet, que foi muito bem sucedido. Nos aguardem ano que vem, entraremos para os Trending Topics e dominaremos cada vez mais a internet!

Beijinhoossssss

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Oi gente, eu sou a Chibi. Tenho 3 meses e moro com minha dona, a mãe dela e o irmão. Às vezes eu engano fazendo os outros pensar que passo o dia dormindo, comendo, e ronronando com a cabeça no seu braço, mas sou bem mais agitada do que pareço.
Bom, esse aqui é o nosso blog, e assim a gente espera se unir com vários outros gatos da internet! E assim pretendemos dominar o mundo, cof cof...

Não se esqueçam de votar pro Tudo Gato no Peixe Grande 2010, basta entrar no TG e clicar no banner do lado direito. Fora que o site é cheio de informações pros gateiríssimos aí.

E hoje é o dia com mais gatos na internet! Não tá entendendo nada? O #DiacomMAISgatosnainternet foi criado pra revidar o dia sem gatos na internet. Então vamo todo mundo postar nossas fotos em blogs, fotologs, orkut e twitter!

Pra quem é de Joinville, esse domingo (12 de setembro), na avenida Hermann August Lepper vai haver uma manifestação pra adoção de gatinhos, das 8:30 às 12:30h, por favor compareçam!
Adotar um amiguinho só vai te trazer benefícios, e seu único trabalho será retribuir todo o amor e reforçar conforme o necessário. Mais informações no GATINHOS DE JOINVILLE.

Bom, agora vou tirar uma sonequinha.

M I A U
Gossib Chibi

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Como é o primeiro post, farei a apresentação. Sou a Valentina, tenho 7 meses, meus pais me adotaram com 2 meses no dia 1º de abril. Moro em São Paulo com minha mãe, minha tia, minha vó, meu vô e uma cachorra, e eu tenho muita amizade com ela e com todos aqui. Meu pai vem todo dia em casa, mas ele não dorme aqui com a gente.
Esse blog não é só meu, é também da minha amiga Chibi e logo logo ela também vai fazer sua apresentação.
Vamos falar sobre tudo, tanto sobre o que ocorre na nossa rotina, quanto sobre o que ocorre na rotina de outros gatos e animais.
Por hoje é isso, aguardem nossas notícias!